"Annunziatta"

 

“Annunziatta”

A Anunciação de Nossa Senhora pelo Anjo Gabriel foi tema religioso preferido pelos florentinos. No ano de 1250 foi até mesmo construída uma Basílica dedicada a “Santíssima Annunziatta” em Florença - lembramos momento que antecede os grandes enfrentamentos políticos entre guelfos e gibelinos naquela cidade - a batalha de Montaperti em 1260, da qual participa do lado guelfo o cavaleiro Cavalcanti Cavalcanti, pai do famoso poeta Guido.

    Esta Basílica dedicada a “Santissima Annunziatta” foi construída, portanto, em período de relevância dos Cavalcanti em Florença, família que hoje podemos comprovar era especialmente de ascendência franca. Talvez a cena tradicional e predileta da Anunciação uma referência à antiga religiosidade cristã franca.

    

     O simbolismo do lírio popular entre os francos já a partir do ano de 496 d.C., quando Clotilde, mulher do rei franco Clovis, teria recebido a visita premonitória de um anjo portando um lírio, avisando da vitória seu marido em batalha contra os alamanni – episódio hagiográfico em tudo semelhante ao ocorrido com a Anunciação da Virgem Maria. O lírio estilizado, flor de lis, símbolo antigo e bíblico de escolha e pureza retomado agora pelos francos, mais tarde pela dinastia dos d´Anjou, continuada pelos reis franceses - símbolo da própria cidade de Florença, que ainda aparece no próprio brasão dos Cavalcanti brasileiros.

   Em época ainda de grande misticismo, nesta basílica florentina no sec. XIII foi colocada uma pintura de Anunciação notável - obra de um monge chamado Bartolomeo que, por não se sentir capaz de pintar o rosto de Maria acabou tornando a pintura milagrosa – o rosto da Virgem acreditou-se pintado por um anjo, enquanto o monge dormia à noite.         

Anunciação  da Basílica  “Santissima Annunziatta”

   Inúmeras outras Anunciações célebres foram resquícios de requinte deixados pela família Cavalcanti na Toscana e em Roma, recordando sua origem franca.

   A “Anunciação Cavalcanti” de Donatello é obra até hoje muito prestigiada, com crítica elogiosa de Vasari e se encontra ainda na Basílica da Santa Croce, onde fora colocada inicialmente.


A “Anunciação Cavalcanti” de Donatello

Entretanto, poucas foram as Anunciações dos Cavalcanti que resistiram ao tempo e aos embates políticos.  A importante “Capela da Anunciação” da família Cavalcanti na Igreja de Santa Maria Novella em Florença foi demolida. Igualmente, uma tela de “Anunciação” retirada da “Capela Cavalcanti” na Igreja S. Giovanni dei Fiorentine, em Roma. Também destruída a capela Cavalcanti da Igreja de Santa Maria Novella, ainda retirado um belíssimo e rico retábulo de “Anunciação” que nos anos 1380 fora encomendado para ao túmulo de Mainardo Cavalcanti. O retábulo hoje se encontra na “Galleria de La Accademia”, em Florença.

 
Retábulo com Anunciação do túmulo de Mainardo Cavalcanti

Restam, portanto, apenas em seus lugares originais, além da “Anunciação Cavalcanti” de Donatello, vitrais da “Anunciatta” na igreja de santa Maria Novella; a Igreja dedicada a “Santa Maria Annunziatta” na Capraia Florentina; e o belíssimo quadro “Anunziatta” da Piève di S.Pietro à Pitiana - igreja e fazenda que no passado fora dos Cavalcanti, associados aos Guicciardini.

  

    Esta belíssima “Annunziatta” em Pittiana - quadro do famoso Ridolfo Girlandaio - foi reproduzido por nós no artigo “Guia das Capelas Cavalcanti na Toscana”, artigo completo que recomendamos para aprofundamento do assunto.

   Com foto recentemente tirada no próprio local pelo pesquisador da família e fotógrafo profissional Marcelo Bezerra Cavalcanti, fomos motivados a voltar a esta Anunciatta e postá-la com relevo para a família e o publico em geral.




A “Anunciação” de Ridolfo Girlandaio realizada cerca de 1515 ainda hoje se encontra na Piève di Pitiana, e foi encomenda por senhora Cavalcanti casada nesta ocasião com um Guichiardino. No quadro o Anjo porta um pendão de lírios de grande simbolismo e beleza.

   O tema da “Anunciação” durante séculos uma devoção constante na família, mais uma vez denunciando a antiga origem franca dos Cavalcanti.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS CAVALVANTI BRASILEIROS E SUA ASCENDÊNCIA NA FAMÍLIA CAVALCANTI ITALIANA